Nossa capital nasceu às margens do Guaíba, com suas águas trazendo vida e suprimentos essenciais à sua construção. Por anos, o Guaíba foi palco de regatas e diversão em família. Mas algo se perdeu: Porto Alegre, gradualmente, virou as costas para seu rio.
Mesmo com enchentes que o pintaram como vilão – e com razão, a força da água impõe respeito – é hora de mudar a narrativa. Que tal, em vez de ignorá-lo, fazermos as pazes com o Guaíba e resgatar essa conexão vital?
Podemos começar a reatar esses laços através de um olhar novo: o das crianças e adolescentes, que registrarão a vida, as águas e as paisagens do Guaíba.
Por isso, o Circuito Náutico de Porto Alegre lança o concurso de fotografia: “Minha cidade tem um Porto, Uma Capitania e Muita vida no Guaíba!”. Convidamos estudantes do 7º ao 9º ano da rede municipal a capturar, com seus smartphones ou câmeras, sua visão do Guaíba. Pode ser um pássaro, um barco, um esporte náutico ou, claro, o pôr do sol mais lindo do mundo – somos bairristas, mas é inegável! 😉
As fotos vencedoras, eleitas por votação popular nas redes sociais, ganharão um dia de imersão náutica, incluindo:
Este concurso, aparentemente simples, trará um tesouro: as perspectivas do futuro para o Guaíba, que poderão inspirar ações público-privadas e beneficiar a comunidade. Além disso, as fotos dos alunos convidarão muitos portoalegrenses a redescobrir o Guaíba, nem que seja para apreciar o pôr do sol ou caminhar na orla.
Estudantes do 7º ao 9º ano das escolas municipais de Porto Alegre: vamos reconectar e participar?
Na zona sul, a Praia Acessível no Lami, permite que idosos e pessoas com dificuldade de locomoção desfrutem das águas balneáveis do Guaíba, com um banho refrescante e seguro.
E ficamos muito felizes em poder dentroda programação do Circuito Náutico de Porto Alegre, proporcionar acessibilidade para que mais pessoas possam usufruir do Guaíba.
Será o início da programação da Rede Praia Acessível, da operação Verão Total 2025/2026 em águas internas.
Então, já se programe e coloque na agenda: dia 13 de dezembro na praia do Lami, Porto Alegre
Sabe aquele item em bom estado que você não usa mais, mas que ainda tem muito a oferecer? Ele pode virar um motor para grandes ações solidárias!
Os Velejadores Solidários RS estão organizando um Brechó Solidário imperdível, que fará parte do Circuito Náutico de Porto Alegre. Para torná-lo um sucesso, precisamos da sua ajuda!
Convidamos você a doar:
Todos esses itens serão vendidos no nosso Brechó Solidário. O valor arrecadado será integralmente revertido para as ações sociais dos Velejadores Solidários RS, impactando positivamente a nossa comunidade.
Sua doação não é apenas um desapego, é um gesto de solidariedade que gera um futuro melhor.
Participe! Seu item tem um novo propósito e a nossa causa ganha força.
O Circuito Náutico de Porto Alegre impulsiona a inclusão e a reconexão com o Guaíba, oferecendo vivências únicas para moradores e turistas.
Na zona sul, nossa Praia Acessível no Lami, permite que idosos e pessoas com dificuldade de locomoção desfrutem das águas balneáveis do Guaíba, com um banho refrescante e seguro.
A Vela Adaptada convida cadeirantes a sentir a emoção de velejar em barcos especialmente adaptados, promovendo a inclusão no esporte náutico.
No Pontal, oferecemos aulas diárias de esportes náuticos como Canoagem, Vela, Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Caiaque. Venha experienciar o Guaíba!





