O lixo é responsabilidade de todos. Colocá-lo para fora de casa não o faz desaparecer. O descarte inadequado e o manuseio equivocado por parte de catadores nas ruas levam resíduos recicláveis para bueiros, arroios, rios e lagos, se depositam nas praias e de lá, eles viajam diretamente para os oceanos. É vergonhoso que seres humanos racionais adotem um comportamento tão prejudicial ao meio ambiente. Mesmo assim, muitos ainda não se sensibilizam e, de forma desordenada, consumimos recursos equivalentes a 1,8 planetas Terra. Mas como isso é possível, se temos apenas um?
Velejar é um privilégio que nos conecta a praias incríveis, muitas vezes inacessíveis por terra. Mas, se os olhos não veem, o coração não sente: essas paisagens recebem e acumulam lixo trazido pelos rios de todo o Estado. Com o vento e as ondas, ele é depositado na areia, onde permanece.
Em 2019, um grupo de velejadores se uniu para iniciar ações de limpeza de nossas praias, começando pela Fazenda Arado Velho. Em apenas um terço dos 1400m de extensão, recolhemos mais de 100 sacos de 100 litros de lixo, que por questões judiciais, teve que ser recolhido de recolhido por água. O Veleiros do Sul, gentilemente nos cedeu um barco para recolher o lixo no sábado e no domingo!
O desejo de dar continuidade era enorme, mas o mau tempo e a pandemia acabaram desmobilizando o grupo. No entanto, a vontade de retomar nunca nos deixou. Agora, o Circuito Náutico de Porto Alegre é o catalisador perfeito para essa mobilização! Queremos praias limpas e prazerosas, e teremos ações ambientais focadas em conscientização, limpeza e inovação.
Contamos com o apoio fundamental da Trashin, startup que faz um trabalho exemplar na gestão de resíduos e logística reversa. Serão muitas ações e você está convidado(a) a fazer parte! ♻️
Siga o Instagram do Circuito Náutico de Porto Alegre e fique por dentro de como participar e contribuir!









